ASFNDE

Associação dos Servidores do FNDE

Servidores protestaram em frente ao Ministério da Economia / Foto: Frente Parlamentar do Servidor Público

Servidores começam nova onda de protestos por recomposição salarial

Compartilhe

Manifestantes vão protocolar novo pedido de audiência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para cobrar a recomposição salarial de 19,99%

Anajus Notícias
22/03/2022

Uma nova rodada de protestos será iniciada nesta quarta-feira (23) com a proposta de construção de uma greve unificada por tempo indeterminado dos servidores públicos federais. Será protocolado, às 11h, novo pedido de audiência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e e a organização de uma mobilização nacional na capital federal no dia 30 — chamada de ‘Ocupa Brasília, com representantes de várias categorias de todas as regiões do país.

Um novo ofício será protocolado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe) , que cobra a recomposição salarial emergencial de 19,99%, sem prejuízo das perdas históricas. Caso o governo continue a ignorar o pedido de negociação das categorias, uma greve nacional está prevista. Os servidores do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) já começam greve nesta quarta-feira.

Também nesta terça-feira, funcionários do Banco Central fizeram mais mobilizações dos servidores do Banco Central do Brasil em defesa da Reestruturação de Carreira com reajuste remuneratório. Das 14h às 18h, houve paralisação das atividades e operações-padrão. E às 16h começou a Assembleia Geral Nacional (AGN) para debate dos rumos da luta em curso e deliberação sobre indicativo de greve.

O calendário de manifestações divulgado pelo Fonasefe é o seguinte:

23/03 – Novo protocolo no Ministério da Economia  (solicitação de audiência às 10h);
29, 30 e 31/03 – Jornada de Luta em Brasília
30/03 – Ocupa Brasília – caravanas de todos os estados
01/04 – Ato pela Liberdades Democráticas, na cidade de Porto Alegre;
07/04 –Dia Mundial da Saúde. Fortalecer atos que vão ocorrer em todo Brasil destacando a defesa do SUS;
09/04 – Dia Nacional construído pelo Comando Nacional de Luta

× Como posso te ajudar?