ASFNDE

Associação dos Servidores do FNDE

SOBRE

Compartilhe

Natural de Campos Belos Goiás, filho de lavrador, veio jovem para Brasília em busca da concretização de seus sonhos. A sua formação acadêmica, até o 2º Grau, foi obtida na rede público de ensino do Estado de Goiás e do Distrito Federal, tendo se graduado em Letras e realizado três pós-graduações em Gramática: (I) da Língua Portuguesa, com o tema “Formação de Palavras e Classes de Palavras Terminadas em Mente” (2008); (II) e Produção Textual em Língua Portuguesa, com o tema “O Papel do Intérprete  na Interpretação  de Textos” (2009);  e (III) e Produção Textual em Língua Portuguesa, com o tema “Formação de Palavras e Classes de Palavras e o Papel do Intérprete na Interpretação  do Signo” (2009).

Em 1° de outubro de 1981, ingressou no serviço Público Federal e, no ano seguinte, passou a integrar o quadro permanente de servidores do FNDE. Movido por natural vocação em dedicar-se, incondicionalmente, à promoção e preservação do bem comum, logo se engajou em incessante luta em defesa dos interesses e direitos dos servidores públicos em geral, fazendo-se presente e atuante, ao longo de seus 36 anos de carreira pública, em todas as grandes manifestações na Esplanada dos Ministérios, relacionadas com a temática, incentivando e organizando a participação dos servidores do FNDE nesses eventos.

Sempre sensível e atento aos anseios de seus colegas de carreira, representou os servidores do FNDE em vários mandatos, por via eletiva, no Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (SINDSEP/DF), ora na condição de delegado de base, ora na qualidade  de diretor.

Participou ativamente da criação da Associação dos Servidores do FNDE (ASFNDE) juntamente com Dr. Alzir Leopoldo e Vânia Lopes, sua primeira presidente, iniciativa que contou com o apoio e precioso auxilio de Antônio (Toninho) Dutra na redação e revisão do estatuto da entidade.

            No final de 2010, teve e desempenhou importante papel na organização e deflagração da maior greve ocorrida na história do FNDE, que durou 75 dias e teve como exitoso resultado a implantação do há muito almejado plano de carreira dos servidores do FNDE. Mas, em face de sua destacada atuação no movimento grevista, foi alvo de retaliação e perseguição que redundaram em sua demissão do serviço público, quadro somente revertido após angustiantes três meses de muito empenho e persistente luta de solidários amigos e colegas servidores e colaboradores do FNDE e de diversos outros órgãos da Esplanada dos Ministérios.

            E, na sua incansável e abnegada trajetória em defesa dos interesses e dos direitos dos servidores do FNDE e da promoção e preservação da imagem e reputação da Autarquia, logrou muitas conquistas, entre as quais merecem registro as veementes e intransigentes gestões feitas para rechaçar danosa e nefasta medida, que seria levada a efeito por tresloucado dirigente do FNDE, no sentido de desativar a Biblioteca do FNDE, que, graças a esses louváveis esforços, continua a disponibilizar a todos que labutam na Autarquia, entre outros benefícios, vasto e qualificado acervo de livros, produções literárias e publicações.

            Por isso, tem e firma o compromisso de democratizar a participação de todos, tornar a ASFNDE tão forte como o FNDE e atuar com transparência, prestando contar de todos seus atos.

× Como posso te ajudar?