ASFNDE

Associação dos Servidores do FNDE

PDT também aciona STF contra congelamento de salários de servidores públicos

Compartilhe

Primeira ação contra dispositivos da Lei Complementar 173 havia sido ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores

JOTA – 08/06/20

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) também ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) ação de inconstitucionalidade contra vários dispositivos da Lei Complementar 173, de maio último, que instituiu o Programa Federativo de Enfrentamento do Coronavírus, não só alterando a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas também congelando os salários dos servidores públicos até dezembro de 2021.

À ADI 6.450, protocolada nesta segunda-feira (8/6), soma-se à ADI 6.447, de autoria do Partido dos Trabalhadores (PT), que deu entrada no STF na semana passada, e que tem como relator o ministro Alexandre de Moraes. As ações têm pedidos urgentes de liminares.

Na petição inicial da nova ação, os advogados do PDT (Walber de Moura Agra e outros) afirmam que as normas impugnadas da LC 173, além de não satisfazer os requisitos formais para a sua edição, promovem “uma série de golpes em desfavor da Constituição Federal de 1988, máxime em relação aos direitos constitucionais dos servidores públicos”.

Dentre os argumentos listados, destacam-se os seguintes:

“– Não se pode extorquir direitos de capital importância para a categoria dos servidores públicos em tempos de uma crise que ultrapassa a seara econômica. Já quanto à irreparabilidade dos danos emergentes dos atos impugnados, evidencie-se que a situação atual per se já está a causar um amplo espectro de danos à população brasileira e mundial.

Para ver a notícia na fonte, clique AQUI.

Para ler a ADI do PDT, clique AQUI.

× Como posso te ajudar?