29 de março de 2024

ASFNDE

Associação dos Servidores do FNDE

“Estabilidade não pode ficar restrita ao chefe da equipe”, afirma deputado Israel Batista

Compartilhe

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público defende que os analistas do PJU e do MPU continuem a ter estabilidade por considerar que se enquadram como carreira típica de Estado

Anajus Notícias
03/11/2020

“Estabilidade não pode ficar restrita ao chefe da equipe”, criticou o deputado federal Professor Israel Batista, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/20) da Reforma Administrativa, em entrevista à Anajus TV. O documento altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa. Se for aprovada, vai abarcar todos os servidores com o fim da estabilidade, exceto para a cúpula dos poderes e das chamadas carreiras típicas de Estado, ou seja, os juízes, procuradores, deputados e senadores, diplomatas e delegados.

Israel afirma que esse é ponto inegociável nas conversas com a Frente da Reforma Administrativa para tentativas de entendimentos sobre pontos que possam ser consensuais. Ele defende que os analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União continuem a ter estabilidade por considerar que se enquadram como carreira típica de Estado.

“Nós estamos lutando com unhas e dentes para evitar o fim da estabilidade porque acreditamos que não é só o promotor, o juiz ou o diplomata que precisa da estabilidade. Os técnicos, os analistas, os auxiliares também precisam”, avaliou.

Acrescentou que as duas frentes concordaram que é necessário tirar o poder do presidente da República para extinguir órgãos por decreto, conforme prevê a propsota. “A frente antagonista, da reforma administrativa, tem uma discussão muito profunda. Mas eles toparam assinar conosco a proposta de que presidente da República não deve ter poder para assinar decreto para extinguir órgãos, autarquias e fundações e cargos”, conta Israel.

Para o parlamentar, restringir a estabilidade  aos servidores da cúpula e das carreiras típicas de Estado enfraquece as equipes e os segmentos que integram a máquina pública. Segundo ele, é uma forma de enfraquecer a equipe do chefe de equipe. “O chefe da equipe é estável, fazendo e acontecendo. Mas quando o processo desce para fazer a parte burocrática, autuar uma multa, por exemplo, tem os fracos que podem perder todo o trabalho do serviço público”, projetou.

Segunda categoria

Sobre o estágio probatório, no qual o governo sugeriu trocar pelo vínculo de experiência, Israel também discorda. “Por esse vínculo de experiência, você terá um servidor de segunda categoria que a qualquer momento pode ser desligado pelo Estado. Além disso, pode ser usado para precarizar as relações trabalhistas. É uma forma de ter mão de obra barata e dispensável”, criticou.

O parlamentar também atacou o fim do Regime Jurídico Único para o servidor público por representar um retrocesso administrativo capaz de repor a confusão administrativa que existia antes dessas regras.

× Como posso te ajudar?