ASFNDE

Associação dos Servidores do FNDE

Do vício digital às dores no corpo: saiba como evitar as armadilhas do home office

Compartilhe

Passar longos períodos na frente do computador ou celular traz riscos à saúde mental e física. Algumas medidas simples podem evitar problemas graves no futuro

ÉPOCA NEGOCIOS
19/01/2021

A adesão ao home office possibilita que muitos trabalhadores evitem os riscos de utilizar o transporte público e frequentar o escritório até que seja seguro. Esse regime de trabalho, porém, também traz algumas armadilhas. É preciso estar atento para evitar que os longos períodos na frente do computador tragam problemas de saúde – mental ou física.

Um artigo publicado no Fórum Econômico Mundial listou cinco pontos que merecem atenção de trabalhadores, estudantes ou quaisquer pessoas que se identificam com essa rotina. Também traz dicas de como tornar o dia a dia mais saudável e seguro.

1. Dependência de dispositivos

Estamos cada vez mais dependentes das telas – seja para trabalhar, estudar ou nos comunicar. Embora os smartphones e computadores nos ajudem a realizar atividades prazerosas, como assistir a filmes ou conversar com família e amigos, a conexão constante pode trazer problemas. A “Nomofobia”, caracterizada pelo medo irracional de ficar sem celular, é um deles. Por isso, desconectar-se dos dispositivos por alguns períodos é uma boa ideia.

2. Tensão ocular

O contato constante com as telas, intensificado pela educação remota, tem sido relacionado à maior probabilidade de que estudantes desenvolvam miopia. Entre adultos, a “síndrome da visão de computador” se tornou mais frequente e envolve sintomas como olhos secos, dor de cabeça persistente e visão embaçada. Além de reduzir o tempo de tela na medida do possível, é recomendável fazer pausas a cada 20 minutos para olhar para um objeto a seis metros de distância. Check-ups regulares com um médico também são importantes.

3. Piora da saúde mental

Uma pesquisa global feita pelo Fórum Econômico Mundial e pelo Instituo Ipsos mostrou que mais da metade dos trabalhadores relatam aumento da ansiedade em relação à sua estabilidade no emprego. Estudantes também precisaram se adaptar a uma nova realidade, e empreendedores, às oscilações no mercado. É cada vez mais importante inserir estratégias de autocuidado na rotina para proteger a saúde mental. Definir prioridades, criar um ritmo diário, manter-se conectado a familiares e amigos e limitar a exposição a notícias negativas são algumas formas de fazer isso.

4. Obesidade

A necessidade de ficar em casa limitou as possibilidades de exercícios. Embora seja uma medida importante para garantir segurança no curto prazo, considerando o avanço da pandemia, essa rotina pode agravar doenças como diabetes e pressão alta no longo prazo. Algumas formas de diminuir esse risco são dormir oito horas por noite, fazer exercícios em casa, manter uma dieta saudável e balanceada, evitar tabaco e álcool e estabelecer momentos de relaxamento em meio à rotina.

5. Dores no pescoço e nas costas

Os longos períodos na frente do computador são suficientes para enrijecer os músculos do pescoço e das costas. O problema ainda pode ser agravado pela falta de uma infraestrutura adequada, como é o caso de muitas pessoas que estão trabalhando em casa. Se ignorado, isso pode resultar em problemas sérios e muitas idas ao médico. Utilizar uma cadeira com apoio lombar e trabalhar de pé por alguns períodos são algumas recomendações. Fazer pequenas pausas, incluindo alongamentos na rotina, também.

Para ler na fonte, clique aqui.

× Como posso te ajudar?