ASFNDE

Associação dos Servidores do FNDE

Como funciona a aposentadoria do Servidor Público?

Compartilhe
Jornal Contábil
11/05/2021

No conteúdo de hoje vamos esclarecer como funciona a aposentadoria para o Servidor Público. Continue conosco e fique por dentro do assunto.

Antes de esclarecer como funciona a aposentadoria para o servidor público, vou explicar a diferença entre servidor público e empregado público. Veja!

O que é Servidor Público?

Esta é a carreira mais desejada para a maioria das pessoas, a função traz muitas vantagens, como salários altos, vários benefícios e a principal estabilidade profissional, pois, os funcionários que são efetivados do estado tem a vantagem de ocupar cargo permanente.

Empregados públicos

Este cargo é ocupado por pessoas selecionadas em concurso público, porém não são regidas pelo regime estatutário. Em resumo, este profissional preenche lugares na administração pública indireta, em especial nas empresas públicas e sociedades de economia mista como os bancos estatais e os correios.

Reforçando, o empregado público é aquele cidadão que foi aprovado em algum concurso público, mas que responde às regras estabelecidas pela CLT.

Agora que você sabe a diferença entre servidor público e empregado público, vamos esclarecer como funciona a aposentadoria para os servidores.  Veja!

Aposentadoria para o Servidor público

Aposentadoria por Invalidez 

Esta categoria de aposentadoria é para o servidor que se encontra incapacitado por tempo indeterminado para exercer suas atividades laborais.

Para ler a notícia na fonte, clique AQUI.

× Como posso te ajudar?