Pela regra proposta pelo governo, é exigida dos homens uma idade mínima de 61 anos, em 2019. Em 2022, a idade sobe para 62 anos. Além disso, é preciso ter 35 anos de contribuição, sendo 20 anos no serviço público e 5 no cargo.
Stephanie Tondo – O GLOBO
10/07/2019
No que toca à fotografia que ilustra a notícia publicada, reporto-me aos leitores com o fim de devidamente atribuir sua autoria ao fotógrafo Henry da Silva Milleo
A reforma da Previdência dopresidente Jair Bolsonaro vai exigir uma idade mínima maior para os servidores se aposentarem. Hoje, a idade mínima é de 55 para mulheres e 60 para homens. Agora, vai subir para 62 anos para elas e 65 anos para eles.
Haverá, porém, duas regras de transição. Uma delas, mais suave, foi incluída pelo relator da reforma na Comissão Especial, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e prevê a manutenção da integralidade (aposentadoria pelo último salário) e paridade (reajustes iguais aos dos servidores da ativa) para quem ingressou no serviço público até 2003. Por 379 votos a 131, a Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira, o texto-base da reforma da Previdência em primeiro turno.
Quer saber quanto tempo falta para você se aposentar? Simule aqui na calculadora da Previdência
Servidores municipais e estaduais foram excluídos da reforma pelo parecer de Moreira. Um destaque a ser apresentado pelo partido Novo tentará reincluir esses estados no texto que será votado na Câmara. Mas o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está negociando para que esta inclusão só ocorra no Senado .
—
Para ver a notícia na fonte, clique AQUI
Saiba mais
Gestão promove encontros com entidades representativas para dialogar sobre demandas de aposentados e pensionistas
Entidades querem contribuição sindical de até 1% ao ano…
STF forma maioria e abre caminho para volta do imposto sindical